Siga-nos
como cuidar de filhotes de gato

Saiba como cuidar de filhotes de gato

Ao longo da vida, todo animal de estimação terá suas particularidades, e com os filhotes de gato, não é diferente. Para que ele cresça saudável e continue se desenvolvendo adequadamente, é preciso que os donos tenham alguns cuidados.

Durante o período conhecido como neonatal, por exemplo, que acontece desde o parto até o décimo dia, é quando as chances de mortalidade são maiores e em que acontece a abertura dos olhos e dos ouvidos. Durante esses dias, é muito indicado que ele fique perto da mãe, para que ele seja amamentado e ganhe resistência.

O ideal é que ele apenas vá para uma nova família após o período de transição e quando entrar na fase de socialização, ou seja, após a terceira semana de vida. No entanto, como veremos mais à frente, ele apenas será desmamado depois de sete semanas.

Quer aprender como cuidar de filhotes de gato? Então, continue a leitura deste post e confira todas as dicas que separamos para você:

1. Vacinação e vermifugação

Com 30 dias, o seu gato deverá ser vermifugado, repetindo a dose após 15 dias. A quantidade ideal será indicada pelo veterinário, de acordo com o peso do animal.

Já quando ele completar 45 dias, ele receberá a primeira dose da vacina quádrupla, que deverá se repetir por mais duas vezes, com intervalos de um mês entre cada dose.

2. Segurança

O passo mais importante para garantir a segurança de filhotes de gato em seu lar, é instalar telas em todas as janelas da casa, principalmente se você mora em prédios em um andar mais alto. Tenha também uma caixa de transporte, para levá-lo onde for preciso, como consultas ou passeios.

3. Brinquedos

Você vai perceber que gatinhos geralmente gostam de brincar com os objetos mais inusitados, como tampinhas, bolinhas de alumínio e caixas de papelão. Mas não se esqueça de comprar alguns itens específicos para ele, como arranhadores, varas, bolinhas, etc.

4. Adaptação ao ambiente

Gatos levam um tempo maior para se adaptar a diferentes ambientes. Quando ele chegar em sua casa, você deve ter muita paciência e ser muito dedicado para garantir que o seu pet se sinta confortável e bem recebido no local.

Desde filhote, estabeleça um local para deixar a caixa de areia e o ensine a utilizá-la. Dessa forma, se torna mais fácil ele criar o hábito.

5. Castração

A castração precoce de felinos é muito indicada para evitar que eles desenvolvam tumores na mama, transtornos do cio nas fêmeas e a necessidade do macho de marcar território. Ela pode ser feita a partir do quinto mês de vida.

6. Desmame

É imprescindível que o desmame aconteça de maneira lenta e progressiva, preparando tanto o felino para a separação da mãe como para a adaptação gastrintestinal dele. Esse cuidado também se mostrará necessário para que ele não desenvolva o que é conhecido como “mania de sucção”, quando é desmamado antes do indicado e passa a mamar em qualquer objeto que encontrar pela frente.

Está pensando em trazer um filhote de gato para casa? Tem ainda alguma dúvida sobre os cuidados necessários com ele durante essa fase? Compartilhe-a com a gente nos comentários!151

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora