Siga-nos
saiba-como-e-a-visao-dos-gatos-no-escuro

Saiba como é a visão dos gatos no escuro

Você já se perguntou como o seu felino é capaz de explorar diferentes ambientes durante a noite, se movendo e alcançando lugares altos de maneira segura e certeira? Pois saiba que isso se deve à capacidade dele de enxergar no escuro com facilidade.

No post de hoje, vamos comentar como é a visão dos gatos no escuro e explicar por que isso acontece. Confira:

Como funciona a visão do gato normalmente?

Um mito muito difundido é de que os gatos enxergam em preto e branco. Pois saiba que isso não é verdade. Por mais que não sejam capazes de enxergar tantas cores, eles ainda conseguem diferenciar alguns tons, como o verde, o violeta, o azul e o amarelo.

Além disso, eles não enxergam muito bem a distância e, durante o dia, devido à exposição ao sol, sua pupila pode ficar bastante reduzida, prejudicando ainda mais a capacidade dele de ver o que está à sua frente.

Qual a diferença entre a visão dos felinos e a nossa?

Para entender melhor como funciona a visão de um gato, alguns cientistas da Escola de Veterinária da Universidade da Pensilvânia realizaram uma pesquisa que comparava o modo de enxergar deles ao nosso.

O resultado obtido foi que apesar de a estrutura básica do órgão ser bastante parecida a dos humanos, devido a fatores genéticos, principalmente pela origem selvagem, os gatos apresentam algumas diferenças marcantes.

Uma dessas diferenças é o tamanho do campo de visão deles que é maior que o nosso — enquanto eles apresentam um ângulo 200º, o nosso tem 180º. Outro fator discrepante é a possibilidade de perceber movimentos com acuidade e uma visão panorâmica sem igual.

Como é a visão dos gatos no escuro?

Por mais que o seu gato tenha uma facilidade maior de se locomover em ambientes escuros, isso não quer dizer que ele seja capaz de enxergar em uma escuridão total. A grande diferença é que ele pode ver cerca de 50% mais do que a gente nesse tipo de ambiente.

Isso se deve, principalmente, à estrutura dos olhos dele, que é refletora e apresenta bastonetes (parte responsável pela recepção de luz no escuro). Provavelmente você já deve ter observado que os olhos de um gato no escuro emitem uma luz esverdeada, certo? Pois é essa estrutura espelhada que provoca isso neles.

Percebendo essa propriedade dos felinos, a tática retrorrefletiva passou até mesmo a ser utilizada nas estradas, como uma forma de sinalizar as vias para quem estiver dirigindo no escuro. Por sinal, esses itens são chamados de olhos de gato.

Outro motivo que contribui para que o seu gatinho consiga enxergar melhor durante a noite é o fato da pupila dele conseguir se dilatar de maneira mais abrangente do que a dos humanos — cerca de três vezes mais, por sinal.

É por conta disso, também, que os felinos apresentam hábitos noturnos e são mais propícios a saírem para caçar durante esse período do dia, pois terão mais facilidade de encontrar a caça e de encontrar trajetos mais tranquilos.

Tem amigos com felinos de estimação? Então compartilhe este post em suas redes sociais e divida com eles essas informações sobre como é a visão dos gatos no escuro!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora