Siga-nos
amizade entre cachorro e gato

Saiba como iniciar amizade entre cachorro e gato

Iniciar a amizade entre um cachorro e um gato requer muito mais paciência do que separação de brigas. Quem nunca ouviu a expressão “brigar como cão e gato”? Por mais incrível que pareça, cães e gatos podem conviver muito bem.

Neste post, você aprenderá dicas para iniciar a amizade entre cachorro e gato sem maiores dores de cabeça. Acompanhe!

Incentive a socialização desde filhotes

Quanto mais cedo cães e gatos conviverem, maiores as chances de haver harmonia entre os animais. A sociabilidade primária dos gatos vai da terceira semana até o 2º mês de vida, enquanto a dos cães vai até o 3º mês de vida.

Eles podem ser apresentados tanto para outros cães e gatos quanto para outros animais. Essas práticas são importantes para que a convivência com uma espécie diferente seja uma experiência que cães e gatos já tenham vivenciado. 

Faça uma aproximação gradual

O mais importante é: não arrisque colocando os animais juntos de uma vez. Se eles nunca se viram, o ideal é fazer a adaptação gradual. Claro que há cães e gatos que não têm muitos problemas entre si, mas é melhor evitar qualquer dor de cabeça.

Apresente o novo pet para o antigo morador

É importante saber que o seu pet pode ficar com ciúmes do novo morador da casa. O ideal é limitar o espaço do gato em um cômodo em que seja possível manter a porta fechada. Dessa forma, o cachorro circula pela casa enquanto eles sentem o cheiro um do outro, ouvem os barulhos e se acostumam.

É recomendado não mimar o novo pet na frente do antigo porque pode gerar ciúme. Quando não houver ninguém em casa, verifique se ambos não se encontrarão nesse período. Recompensar o cão (com petiscos) pelas suas atitudes positivas em relação ao gato também é um ótimo caminho para naturalizar a convivência dos pets.

Caso algum deles demonstre agressividade, tente desviar a atenção com algum brinquedo, comida ou carinho. Em alguns dias de adaptação, os animais podem ter condições de conviverem além das portas fechadas. O ideal é que após o período de adaptação eles sejam capazes de se aproximar fisicamente. Se isso não acontecer, experimente soltar o gato enquanto o cão está com uma guia. Cabe aos responsáveis observar a convivência de ambos.

Saiba a hora de soltá-los

Eles só podem circular livremente quando não houver sinais de brigas e ataques mútuos. Cachorro e gato precisam estar tranquilos em relação ao outro, sem rosnar, sem arranhar e sem morder. A duração do treinamento varia muito, depende da reação de cada pet, do tempo disponível para passar com ambos e do ambiente.

Caso o estresse não cesse, é possível entrar em contato com um veterinário ou especialista em comportamento animal para entender melhor a situação.

Incentive-os a brincar

Quando a convivência entre os pets não for mais um problema, nada melhor que brincar com ambos. Você pode escolher um brinquedo, uma bolinha, algo que prenda a atenção de ambos e que faça com que eles brinquem entre si. Assim, eles podem se acostumar melhor e aprender que podem se divertir juntos. Deixe sempre um ou outro brinquedinho por perto para que eles se distraiam.

Lembre-se sempre que é necessário dar atenção ao mais frágil da relação e “salvá-lo” de situações em que ele possa estar em desvantagem. Tentar manter o ambiente sem estresse também garante uma adaptação mais tranquila. 

Agora que você já sabe como iniciar a convivência entre cachorro e gato, saiba 5 dicas de como construir uma linda amizade entre dois gatos!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
2 Comentários

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora