Siga-nos
limpar orelha de gato

Saiba como limpar orelha de gato corretamente em 4 passos simples

Para garantir o bem-estar, o conforto e a saúde do seu felino é muito importante que você tenha alguns cuidados básicos. Dar banho, levá-lo ao veterinário, escová-lo, cortar as unhas e limpar orelha de gato são hábitos que não podem ser esquecidos.

No post de hoje, vamos explicar melhor o que deve ser feito para limpar a orelha do seu gato e o que você deve observar para garantir que está tudo bem nessa parte do corpo dele. Confira:

O que fazer para limpar orelha de gato?

Você deve saber muito bem que muitos gatos podem ser ariscos, o que pode dificultar bastante o processo de limpeza da orelha.

Portanto, é ideal ter muita paciência e cuidado, para que ele não se estresse e acabe encarando esse momento como algo traumático — a limpeza pode ser feita uma vez por mês, geralmente após dar banho nele.

Realize a limpeza com algodão

Em hipótese alguma a limpeza da orelha de gato deve ser realizada com um cotonete. O aconselhável é que você use um algodão e passe no orifício com cuidado. Não leve o algodão a áreas muito profundas do ouvido do animal, pois isso pode machucá-lo.

Pingue no algodão a solução otológica desenvolvida especificamente para gatos — leia na bula a quantidade indicada — e, em seguida, passe delicadamente o algodão no ouvido do animal e realize a limpeza. A solução otológica pode ser encontrada nas principais pet shops da sua cidade ou em pet shops on line! 

Ao dar banho ou limpar a orelha do seu gato, é imprescindível ter cuidado para que não escorra água nem medicamento dentro do ouvido. Além disso, não é necessário retirar toda a cera do ouvido, já que ela também exerce função protetora para a região.

Observe se a orelha apresenta mal cheiro ou secreção

Se enquanto você estiver limpando a orelha do seu gatinho perceber que ela está mal cheirosa ou com secreção, pare imediatamente e agende uma consulta com o veterinário.

Esses sintomas podem indicar que ele esteja com algum tipo de inflamação ou infecção e, dessa forma, é preciso diagnosticar o problema antes de tomar qualquer tipo de medida preventiva.

O veterinário saberá indicar quais são os procedimentos necessários para identificar o problema e, também, o tratamento adequado.

Confira a necessidade de passar algum medicamento

Se for necessário passar algum medicamento durante a limpeza, seja porque o veterinário identificou algo no ouvido ou para ajudar a manter a área mais limpa, o ideal é que você também use um pedaço de algodão. Lembre-se sempre de passá-lo com delicadeza e cuidado, evitando, assim, machucá-lo.

Saiba distrair o felino durante a limpeza

Se o seu gato tem um temperamento complicado e não se mostra muito prestativo para ficar parado por muito tempo, enquanto você limpa a orelha dele, busque adotar algumas estratégias que possam distraí-lo.

Uma dica é dar petiscos sempre que ele apresentar um bom comportamento, de modo que ele entenda esse momento como algo positivo.

Outra forma de tornar esse momento o menos conturbado possível é tentar acalmá-lo. Pegue-o no colo e converse com ele em um tom tranquilizador. Mantenha-o firme e tenha cuidado para que ele não tente arranhá-lo ou mordê-lo.

Esperamos que com esses passos você consiga manter a orelha do seu gato limpa e livre de problemas! Quando se tem esse tipo de cuidado, você estará evitando que o seu gato desenvolva otites e até que ele venha a ter problemas de audição no futuro!

Gostou dessas dicas de como limpar orelha de gato e quer mais informações relacionadas a gatos? Então assine agora a nossa newsletter e receba as postagens diretamente em seu e-mail!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora