Siga-nos
castração de gatos

Saiba tudo sobre castração de gatos

Você sabia que os gatos são uma espécie que se reproduzem de uma forma exponencial e uma única fêmea é capaz de gerar até 2.000 gatinhos em apenas 6 anos? Por esse e por muitos outros motivos quem tem ou planeja ter um desses bichinhos peludos em casa considera a ideia de castrá-lo. Tem dúvidas se deve ou não castrar o seu gatinho? Então saiba agora tudo o que precisa sobre a castração de gatos e os benefícios que ela pode oferecer para você e para o bichano!

O que é a castração de gatos?

Quando se fala em castração muitas pessoas logo assimilam o procedimento a um tipo de mutilação e ficam com pena do animalzinho. No entanto, a castração trata-se do método mais eficaz de controle de natalidade dos animais de estimação.

É um procedimento cirúrgico bem simples onde são retirados os órgãos que produzem as células reprodutivas dos bichinhos, nos machos são retirados os testículos e nas fêmeas são retirados os ovários e o útero. O procedimento deve ser realizado único e exclusivamente por um médico veterinário e é preciso que o animal esteja sob efeito de anestesia geral.

Para os machos o procedimento chega a durar até menos de 10 minutos, além de requerer poucos cuidados no pós-operatório. Já nas fêmeas o procedimento dura um pouco mais, até 15 minutos e é preciso alguns dias de atenção do pós-operatório até a cicatrização.

Quando castrar o gatinho?

A castração nos gatos pode ser feita quando o animal ainda é bem jovem e quando se há certeza de não querer nenhuma ninhada felina. Os profissionais indicam o período entre os 6 a 8 meses de vida como o melhor para a castração dos gatos, no entanto esse período pode variar de acordo com o desenvolvimento do animal, logo, somente um profissional poderá indicar a melhor hora para castrar o seu gatinho.

Muitos acreditam que é preciso esperar que as fêmeas tenham o primeiro cio antes da castração, mas isso se trata apenas de um mito. Aliás, se a castração for feita antes disso é até melhor para a sua gatinha, já que ajuda a evitar problemas como tumores mamários.

Quais os benefícios da castração em gatos?

Confira a seguir os principais benefícios da castração felina:

  • Evita ninhadas indesejadas: o maior motivo pelo qual as pessoas castram os bichinhos é para evitar que surjam filhotinhos não planejados;
  • Previne o aparecimento de doenças nos bichanos, como o câncer de útero nas fêmeas;
  • Diminui o instinto de marcação de território com o xixi em cerca de 70%, melhorando muito aquele comportamento inoportuno do bichano ficar urinando pela casa;
  • Os gatinhos se tornam muito mais meigos e dóceis depois da castração;
  • Como eles perdem o seu interesse sexual com a castração, as fugas para a rua – principalmente por parte dos machos que vão atrás de fêmeas – diminui muito. Além disso, seu bichinho fica muito mais seguro em casa sem se envolver em brigas por território ou por fêmeas no cio;
  • Sabe aquele hábito das fêmeas de miar interminavelmente quando estão no cio? Você não terá mais que aguentar;
  • Controle de zoonoses: quando não se há controle sobre a população dos bichanos, há muitas chances de ocorrer um surto de zoonoses na região, já que os gatos infelizmente também podem ser vetores de doenças.

Além de todos esses benefícios, é importante compreender que a castração é um ato de amor com o seu bichinho e também um ato de responsabilidade social. Afinal, os gatos se reproduzem muito rápido e com grandes ninhadas, não há lares para todos e o abandono é frequente, gatos nas ruas sofrem maus-tratos e correm riscos de vida. Pense nisso!

Que tal compartilhar esse post nas suas redes sociais para que todos compreendam a importância da castração dos bichinhos?

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
7 Comentários
  • .Giselle G. da Silva
    Responder

    Também acho super importante a divulgação deste tema sobre a castração de gatos,com o objetivo de controle na reprodução que está descontrolada por uma questão de irresponsabilidade da nossa sociedade,pois tiramos um animal da natureza,onde há controle e colocamos no nosso convívio,para depois descarta-los como tudo o que o ser humano faz, e degredar o que a natureza tem na sua excelente perfeição de controle ,na manutenção da vida.abraços,adorei a areia higiênica,ela é ótima.

    • Oi Giselle, você tem toda razão! Esse tema será sempre apresentado aqui pois a conscientização das pessoas é o que poderá salvar tantas vidas do abandono! Abs Equipe Areia de Gato

  • Minha gata esta esperando filhotes quando posso castrar depois que eles mamarem

    • Oi Luisa, o ideal é castrar após o desmame por volta de 60 dias. O veterinário precisa ser informado disso pois a cirurgia irá precisar de cuidados a mais. Não deixe que ela tenha contato com gatos machos nesse período porque poderá engravidar novamente. Boa sorte e parabéns pela decisão de castrar sua gatinha, não deixe de castrar os filhotes também! Abs, Equipe Areia de Gato

  • Iolanda Guercio
    Responder

    Gostaria de saber, se vcs tem interesse em ter um representante comercial da marca em São José dos Campos. Aqui tem bastante pet shopp’s e clínicas veterinárias que poderia visitar e implantar a marca. ATT Iolanda Guercio.

  • Olá a todos. Muito importante este tema, pois muitas pessoas ainda precisam ser conscientizados sobre a importância da castração. Não apenas para evitar a procriação indesejada, mas pela qualidade de vida do gato ( a). Meu gatinho Jhom passou pelo procedimento dia 25/06. E com menos de uma semana ele já estava ótimo. Apenas os 3 primeiros dias são mais difíceis. Pois tem que tomar cuidado pois ele vai querer subir em tudo, e não pode. O uso do colar Elisabetano, foi super tranquilo, já que fizemos uma adaptação antes. Deixei ele com o colar antes e expliquei para ele o motivo. Acredito que ele entendeu certinho. A única preocupação é com a medicação e o pós cirúrgico, no mais super tranquilo e recomendadissimo.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora