Siga-nos
saude-dos-gatos-afinal-por-que-eles-espirram

Saúde dos gatos: afinal, por que eles espirram?

Nós, que amamos felinos, procuramos fazer tudo para que eles estejam sempre bem saudáveis, não é mesmo? 

Por isso, estamos sempre atentos a qualquer sinal que esses pequenos possam nos dar. E, basta um espirro, para já ficarmos de orelha em pé, atentos a tudo o que acontece — e pode acontecer — com a saúde dos gatos. 

Mas, você sabia que o espirro é motivo, sim, de preocupação? Dependendo da frequência em que acontece, não só pode como deve ser investigado.

Continue com sua leitura e confira quais os motivos que podem estar levando seu gato a espirrar!

Espirros em gatos

É normal que, de vez em quando, seu gato espirre, e isso pode acontecer por ele ter cheirado algo mais forte ou mesmo por excesso de poeira no ambiente — situações que podem provocar irritação na mucosa nasal.

No entanto, se os espirros ocorrerem com frequência, é bom prestar atenção, pois pode ser um sinal de que algo não vai bem com a saúde do bichano.

Saúde dos gatos: quando devemos nos preocupar 

Algumas situações de espirro podem ser realmente motivos de preocupação, pois saem da normalidade e passam a apresentar, ao mesmo tempo, outros sintomas, como a frequência dos episódios, o corrimento nasal e até o entupimento do nariz, que pode ser percebido caso ele passe a não cheirar mais a comida.

Uma outra evidência seria — em relação à alimentação — notarmos que o gato diminui a ingestão de alimento ou mesmo se recusa a comer.

Se esses sintomas surgirem, não hesite em levá-lo ao veterinário para que seu estado de saúde seja avaliado.

Causas mais comuns do espirro

  • Infecções virais: elas podem ser causadas pelo contato do gato com outros felinos que estejam contaminados. Por isso, todo cuidado é pouco, já que infecções podem chegar à pneumonia, com sérias consequências.

  • Alergias: seu felino pode ser alérgico a muitas coisas, como ao pólen, a produtos de limpeza, à poeira ou a qualquer alérgeno que irrite a mucosa nasal. No entanto, ele pode ser, também, alérgico a determinados alimentos. Todas essas situações deverão ser avaliadas pelo veterinário.

  • Corpos estranhos: qualquer coisa que penetrar na narina do animal pode provocar espirro.

  • Vírus da imunodeficiência felina: essa doença pode ocorrer em gatos que tenham contato com o exterior e ocorre quando os gatos brigam e arranham ou mordem uns aos outros.

  • Problemas dentários: qualquer problema com os dentes podem fazer com que os gatos espirrem.

  • Rinite: gato com rinite espirra muito e apresenta uma secreção nasal com mau cheiro.

Tratamento

Para acabar com o espirro é necessário saber o fator desencadeante, e este, sim, deverá ser tratado, como veremos abaixo.

Como o tratamento depende do fator que desencadeia o espirro, o veterinário deverá avaliar seu animal e, somente então, decidir como tratar. Em algumas situações, a solução consiste em apenas melhorar o ambiente, tornando o ar mais puro e respirável, o que pode ser feito com um umidificador de ar, por exemplo.

Já, em casos de alergia, o tratamento geralmente é feito com a administração de anti-histamínicos ou esteroides, dependendo da gravidade do caso.

Em algumas situações, o veterinário pode prescrever antibióticos para tratar possíveis infecções. Em outras, simples descongestionantes nasais podem resolver o problema.

Por isso, ao notar qualquer sintoma mencionado no post, não hesite em levar seu felino ao veterinário. Só ele poderá avaliar seu estado geral de saúde e, aí sim, dar um diagnóstico e iniciar o tratamento mais adequado.

E você, gostou do post? Tirou suas dúvidas sobre o espirro em felinos? Comente! A saúde dos gatos é sempre muito importante e, em alguns casos, pode nos trazer muitas dúvidas!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
2 Comentários
  • Olá Boa noite.
    Meu felino está respirando umas três semanas o veterinário receitou um remédio para espirrar na marina. O mesmo não está fazendo efeito nenhum..
    E a secreção que atrapalha sua respiração..

    • Oi Deilso, é importante você procurar o veterinário novamente e informá-lo que o tratamento não está surtindo efeito, se mesmo assim ele não te der outra alternativa, procure outro profissional. Abs Equipe Areia de Gato

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora