Siga-nos
Seu gato arranha móveis?

Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema

Qualquer relação de amor vem com seus altos e baixos, e com o seu gato não poderia ser diferente. O gato é um animal charmoso e é quase irresistível a vontade de fazer um afago nele, mesmo naquele desconhecido que não sabemos se é arisco. Mas, em alguns casos, ele pode fazer um grande estrago em casa. Seu gato arranha móveis, quer atenção, exige carinho e muitos cuidados com sua higiene e bem-estar, não é mesmo?

Se você está sofrendo com móveis arranhados e alguns objetos de decoração destruídos, saiba que o ato de arranhar dos pequenos felinos não tem relação com a tentativa de testar seu amor e paciência. Seu gato arranha para desgastar suas garras, para se exercitar, alongar, marcar o território com marcas e com o feromônio liberado, e, em alguns casos extremos, para indicar que algo em sua vida está causando estresse.

Preparamos algumas ideias para resolver esse problema e fazer sobrar mais tempo para curtir o seu gato. Acompanhe!

Ofereça arranhadores com superfícies diferentes

Observe qual tipo de superfície o seu gato arranha e compre brinquedos com superfície similar. Considere arranhadores altos e com andares, que permitam que o gato também se estique e exercite, pois esses são alguns dos motivos pelos quais ele arranha seus móveis. Deixe nas áreas próximas em que o gato gosta de ficar ou perto das áreas danificadas.

Apare as unhas do seu gato

As unhas dos gatos crescem com rapidez e por isso devem ser aparadas regularmente. Conquistar a confiança do gato para mexer em sua pata e cortar suas unhas é muito importante, mas, assim como nós, ele possui áreas da unha mais sensíveis. Então, se for preciso, solicite a ajuda de um veterinário ou então leia nosso post onde ensinamos o passo a passo para cortar as unhas do seu gatinho clicando aqui!

Proteja os móveis

Proteja os móveis com capas! Essa medida de camuflar os móveis ou deixá-los menos atraentes deve ser feita em conjunto com a oferta de algo que ele tenha permissão para arranhar.

Torne os arranhadores mais atraentes

Alguns arranhadores possuem diversos tipos de texturas, com andares e buracos com os quais o gato possa brincar, mas também é possível amarrar pequenos brinquedos e espalhar catnip para atraí-lo para esse playground!

Não descarte arranhadores gastos

Os gatos podem ser como crianças que se apegam facilmente a ursinhos de pelúcia e “naninhas” de dormir. Por isso, mesmo que um arranhador esteja gasto e sem a superfície original, não descarte o brinquedo ou o seu gato pode começar a arranhar os móveis novamente.

Use fita dupla face nos móveis

Os gatos não gostam de superfícies pegajosas. Por isso, utilizar fitas dupla face no móvel, na altura dos arranhados, pode desencorajá-lo a continuar com suas investidas.

Além da fita dupla face, que não pode permanecer por muito tempo para não estragar o móvel, também é possível usar papel-alumínio, folhas de lixa ou tapetes de plástico com cerdas moles. Fixe esses itens no móvel para fazer o seu gato perder o interesse por ele.

Coloque essências cítricas ou de menta nos móveis

A maioria dos gatos não gosta do cheiro mentolado ou cítrico. Por causa disso, ao fazer a limpeza do local, especialmente nos móveis, prefira essências com essas bases.

Se o seu gato arranha, é necessário advertir o seu comportamento?

Da maneira certa e no momento certo, sim. Se encontrar o gato no instante em que ele estiver arranhando, um “não” firme com o uso de um borrifador de água pode ajudar a fazê-lo compreender que aquele local não é apropriado. Mas sem exageros com a repreensão!

Cada gato tem a sua personalidade, e talvez isso seja o mais apaixonante a respeito deles. Alguns costumam arranhar os móveis quando acordam para se esticar, quando sentem o seu território ameaçado ou quando ficam excitados com alguma coisa, como a chegada dos donos. Se o seu gato arranha, isso é só mais um detalhe do relacionamento de vocês que pode ser superado com muito carinho, seja você ensinando com amor, seja ele aprendendo como retribuição.

Você tem alguma história de aprendizado com o seu gato? Compartilhe sua história com outros apaixonados por gatos!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
Como cortar unha de gato sem machucar o pet
15 Comentários
  • Olá! Tenho um gato de 2 anos, que foi castrado aos 4 meses. Agora ele resolveu marcar territórios pela casa toda. Principalmente no meu quarto. Nas cortinas, nos potes fechados de ração. Na despensa da cozinha,que tenho que manter 24 horas fechada. Quando o pego fazendo, tenho um spray com água e dou borrifadas nele. Bem rápido. Mas, não está adiantando. Ps: tenho 10 gatos. 5 machos e 5 fêmeas. Todos castrados.

    • Oi Marí, como você tem muitos gatos em casa o ideal é ter várias caixas de areia. Os gatos tem um olfato muito apurado e qualquer cheiro que desagrade pode ser o suficiente para ele não usar mais a caixinha! Tente fazer a limpeza da caixa com bastante freqüência ou aumente o número de caixas de areia na sua casa. Se você usar uma areia que forma torrões como a da Hello Kitty lave a caixinha uma vez por mês, com vinagre para tirar o cheiro de amônia. Se a areia não formar torrão, a freqüência de lavagem tem que ser maior, 1x por semana! Abs Equipe Areia de Gato

  • Tenho dois gatos filhotes e eles escalam as cortinas, já joguei essência cítrica e até os produtos próprios para repelir os pets com gosto amargo, nada adiantou. Tem alguma dica para me ajudar???? Obrigada!

  • MEU gato tem Oito anos , e agora iniciou a urinar novamente em locals como cama, cortinas, ele sempre conviveu com uma femea que ainda nao foi castrada e Viviam em paz mas agora estao brigando muito ! Se castrar a femea sera que vai melhorar? Nao sei Mais o que fazer.

    • Oi Ellen, a castração é sempre a melhor opção para que gatos possam conviver em harmonia com outros gatos! Além disso, é bom levar o gatinho que está com o comportamento alterado em um veterinário, pois pode ser que ele esteja sinalizando algo e pode estar relacionado a algum problema de saúde! Abs Equipe Areia de Gato

  • Uma coisa que me ajudou muito foi comprar arranhadores. Mas tem que ser grande e ficar num lugar que os gatos gostem! Comprar apenas um poste de 15cm feito de corda não vai resolver. Eu e meus cinco felinos aprovamos os arranhadores da Cozy Gatos Ateliê (de São Paulo) porque são resistentes e tem muitas opções, mas às vezes dá pra improvisar com carpete/capacho no braço do sofá, por exemplo!

  • Viviane Menezes
    Responder

    Tenho bastante problemas com meu gato arranhando os móveis daqui de casa. Já comprei um arranhador incrível, que tem uma toquinha e um formato super divertido tanto para ele brincar como para ele dormir e ele simplesmente ignora. Já tentei colocar catnip, mas descobri que ele detesta catnip também. A única coisa que ele gosta fora os nossos móveis e tapetes, é um arranhador circular de papelão que fiz para ele. Ah! E também sempre corto as unhas dele quando estão grandes. O que faço?

    • Oi Viviane, estimule ele a arranhar no lugar certo. O ato de arranhar é importante para os gatos por isso é bom que ele possa ter lugares onde é liberado arranhar. Sempre que você ver ele arranhando no lugar errado repreenda e coloque ele próximo ao arranhador permitido. Sempre que ele arranhar no lugar certo recompense com carinho e petiscos. É um treinamento que exige paciência, mas no final valerá a pena! Abs Equipe Areia de Gato

  • Essa da fita dupla face eu não conhecia.
    Comprei um arranhador para colocar na quina no sofá. Foi o primeiro ano que meu sofá não precisou de reforma.
    Indico e recomendo, vale a pena.

    • Também gostei do arranhador de canto. A Tutsy já usava um outro arranhador, mas o Gatsby detonou o sofá… Como o móvel era velho não ligamos muito, e esse de canto ele gostou e começou a arranhar embora prefira o sofá, mas na casa nova sem chance, vai ter que se acostumar com o arranhador.

  • Meu gato já está adulto e ainda não é castrado.
    Ele faz xixi nos tapetes do banheiro, ralo da área de serviço , em cima da máquina de lavar roupa e de um armário próximo, dentro do tanque, no quartinho da despensa. E até em cima da cama de minha filha.
    Tenho que manter as portas sempre fechadas .
    O que faço, nesse caso?

    • Olá Liz, a melhor solução é a castração sem dúvida. Gatos não castrados tendem a marcar território. Procure um veterinário e agende a castração do seu gatinho. Além de mudar esse comportamento ele será um gato mais tranquilo e feliz. Abs, equipe Areia de Gato

  • A minha gata tem o hábito de morder tudo de plástico que vê pela frente, tipo cestos de roupas, cestos de lixo, tudo que for rígido, gavetas, puxadores, etc… Estou desespera, não sei o que fazer.

    • Oi Ana Paula, estamos preparando um artigo sobre esse tema! Se seu gatinho for filhote esse hábito poderá diminuir naturalmente à medida que ele for crescendo. Para gatos adultos existem algumas maneiras de educá-lo, vamos ensinar o passo a passo em um artigo que está quase pronto e em breve você poderá acessá-lo aqui! Abs, equipe Areia de Gato

    • Oi Ana Paula, ela é filhote? Esse hábito é muito comum em filhotes pois eles estão trocando os dentinhos! Se ela já é adulta temos um artigo que fala sobre isso http://bit.ly/1ZyNN2t

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora