Siga-nos
Sono dos gatos

Sono dos gatos: o que eu preciso saber?

Quem tem um felino em casa certamente já se perguntou por que eles dormem tanto. A explicação científica para todo esse sono dos gatos é, na verdade, bem simples: eles não estão dormindo profundamente durante todo o tempo.

O que acontece é que, durante cerca de 75% das cerca de 15 horas diárias em que parecem estar mergulhados em um sono profundo, os felinos estão apenas tirando uma série de pequenos cochilos e seguem conscientes de tudo que se está passando à sua volta, inclusive para se defender de um eventual perigo. Conheça outras curiosidades sobre o sono dos gatos:

Têm a posição de dormir influenciada pelo sono

A posição em que o seu gato está enquanto descansa diz muito sobre o estágio do sono em que ele se encontra, se o animal está de fato dormindo ou apenas tirando um dos seus muitos cochilos.

Quando está dormindo profundamente, o gato costuma ficar enrolado, inclusive com os olhos cobertos pelo rabo ou pelas patas. Outra posição característica é de barriga para cima, com a cabeça virada para um dos lados e o queixo também levantado.

Se está apenas dando um cochilo, o animal pode ficar praticamente em qualquer posição, inclusive sentado! Isso porque seus músculos enrijecem para evitar qualquer queda quando está nesse estado de descanso vigilante.

Gastam muita energia quando estão acordados

Um dos motivos pelos quais os gatos dedicam boa parte do seu dia ao descanso é o fato de gastarem muita energia quando estão acordados. Caçadores por natureza, eles instintivamente poupam energia para poder perseguir e atacar presas e, assim, garantir a sobrevivência.

Como isso não é muito comum na vida dos animais domésticos, que têm suas necessidades nutricionais supridas pelos donos, os exercícios e as brincadeiras são essenciais para gastar a energia acumulada e manter a saúde física e mental dos animais.

Aliás, por se tratar de uma reação instintiva, mesmo que o gato não precise poupar energia, evite privá-lo do sono. Esse tipo de atitude só vai servir para estressar o animal.

Preferem dormir em locais com o cheiro dos donos

Isso explica porque muitas vezes você encontra uma cama superbonita e confortável, leva para casa na maior expectativa, e o gato simplesmente não se interessa.

Geralmente, os felinos se sentem mais seguros nos locais em que reconhecem o odor dos donos, e são esses os ambientes que eles vão procurar para relaxar: mais uma vez, o instinto de sobrevivência fala mais alto.

É bem normal ver gatos que têm um espaço confortável reservado para eles dormindo em cadeiras ou em locais inusitados, como próximo ao cesto de roupas ou em um armário.

São animais de hábitos crepusculares

Na prática, quer dizer que o seu animal de estimação normalmente será mais ativo no início da manhã e no final da tarde.

Também por isso, é bem comum que eles descansem durante toda a tarde e acordem superagitados no final do dia ou resolvam correr pela casa no meio da madrugada.

Seguem um ritual ao acordar

Mais uma vez, os instintos influenciam no hábito do animal, que segue um ritual padrão quando desperta: piscar, soltar um longo bocejo, espreguiçar usando as patas da frente, espreguiçar usando as patas de trás — primeiro juntas e depois separadamente —, limpar o rosto e depois tomar o seu “banho da manhã” usando a própria língua — o que para eles é o hábito de higienização normal.

Gostou de saber mais sobre o sono dos gatos? Então não deixe de compartilhar este post com seus amigos nas redes sociais!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora