Siga-nos
erva de gato

Tire 5 dúvidas sobre a erva de gato

Provavelmente, você já comprou algum brinquedinho de gato que informasse que ele continha catnip na fórmula e deve ter se perguntado sobre o que ela é capaz de fazer, não é mesmo? Pois saiba que a erva do gato (Nepeta cataria), também conhecida como catnip ou erva gateira, é uma erva medicinal da família da Hortelã. Ela surgiu na Europa e na Ásia e logo se difundiu para outros locais, principalmente Estados Unidos e Japão.

Muitos donos de gato não entendem os efeitos que ela provoca e, por conta disso, não sabem se faz bem ou não para o animalzinho!

Quer entender tudo sobre erva do gato, como ela funciona e para que ela serve? Então, continue lendo o texto de hoje! Explicaremos tudinho!

1 – Como funciona a erva do gato?

A erva do gato tem uma substância chamada Neptalactone, que age no cérebro do gato e é capaz de provocar uma alteração no comportamento dos felinos, como excitação e euforia. Ao sentir o cheiro dela eles despertam uma espécie de instinto predador — isso acontece também, por sinal, com leões, onças e pumas.

Assim que sentem o odor da planta, é muito comum que eles a lambam, cheirem e tentem mastigá-la. Além disso, é possível também que:

  • Comecem a balançar a cabeça sem parar;

  • Se esfreguem nela e no chão;

  • Rosnem ou babem;

  • Corram agitados e tentem pular em lugares mais altos.

Esse tipo de efeito provavelmente durará uns 10 minutos. Quando passar, o gato ficará muito sonolento e mais quieto, não sendo influenciado pela erva do gato por pelo menos uma hora.

2 – Para que ela serve?

Geralmente, o uso do catnip ou erva do gato é indicado para deixar gatos agitados mais tranquilos e para suavizar algum tipo de estresse que ele esteja tendo. Além disso, para felinos que passam mais tempo parados, ela pode servir para estimulá-los a brincar e se exercitar.

No entanto, alguns felinos podem ser imunes à planta e não apresentarem qualquer tipo de reação. Isso não quer dizer que ele tem algum tipo de problema, viu?

3 – Tem efeitos em humanos?

Não se preocupe, essa planta medicinal não provoca qualquer tipo de efeito em humanos, já que nós não somos capazes de sentir o mesmo odor liberado por ela e que os gatinhos percebem. 

O máximo que pode acontecer é você ficar realmente feliz pelo tanto que o seu animal de estimação está se divertindo!

4 – Ela é prejudicial para a saúde do gato?

A erva do gato não é prejudicial para a saúde do seu gato e também não provoca dependência, caso essa seja uma das suas preocupações. Assim como já explicamos, o seu uso é medicinal e será de grande valia para ajudá-lo a relaxar!

5 – Possui efeitos colaterais?

Além dos comportamentos citados acima, caso o gato exagere e consuma a erva de gato fresca e não desidratada, isso pode causar um desconforto gástrico nele, além de vômito ou diarreia. 

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre a erva do gato, compartilhe este post em suas redes sociais e ajude a outros donos de felinos a entenderem melhor o assunto!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora