Siga-nos

Veja 8 alimentos proibidos para gatos

Felinos são conhecidos por sua independência — o que, ao contrário do que muitas pessoas acham, não é sinônimo de indiferença. Eles se integram à rotina de seus lares como verdadeiros membros da família e enxergam a casa como um refúgio dos perigos do mundo. Mas, para garantir essa segurança, é preciso que você tenha muita atenção na cozinha, pois ela está cheia de alimentos proibidos para gatos.

Seja pelo mal imediato ou por potencializar problemas de saúde nos nossos bichanos, alimentos comuns na despensa de qualquer residência devem ser mantidos longe da curiosidade felina. Veja, então, os 8 mais comuns!

1. Alho, cebola e cebolinha

Comer estes vegetais in natura — ou outros alimentos temperados com eles — pode causar anemia e problemas intestinais no seu bichinho, por causa da presença de substâncias como dissulfeto de alipropila e alicina.

Por isso, nunca ofereça sobras de comida para seu gato, nem permita que ele lamba seu prato após as refeições.

2. Café, chá e estimulantes em geral

Alimentos e bebidas estimulantes causam efeitos sobre o sistema nervoso central. Respiração acelerada, palpitação, taquicardia e tremores são algumas das reações que podem ocorrer no corpo de quem os ingere.

Com os gatos não é diferente. Por isso, mantenha-os longe da cafeína, evitando a ingestão de café, chás e bebidas energéticas.

3. Chocolate

Terminantemente proibido para animais, o chocolate contém, além da cafeína, a teobromina, que é extremamente tóxica para nossos bichinhos. A ingestão de pequenas quantidades pode provocar diarreia, vômitos, convulsões e até a morte.

Então, mantenha-os longe de festas de aniversário e tome o cuidado de limpar e fechar bem as embalagens de doces e sobremesas que serão descartadas.

4. Leite e derivados

Apesar da imagem de gatinhos tomando leite ser praticamente um clássico, o sistema digestivo deles não produz as enzimas necessárias para a digestão da lactose e sua ingestão pode causar diarreia.

Portanto, se o leite em questão não for o da mamãe gata, evite.

5. Ovo e peixe crus

Ingestão de alimentos crus é algo que deve ser feito sempre com extrema cautela, principalmente pelos riscos de contaminação por bactérias. Para os felinos, o risco é ainda maior, porque, quando crus, a clara do ovo e alguns peixes possuem substâncias (avidina e tiaminase, respectivamente) que interferem na absorção de vitamina B pelo organismo.

A deficiência dessa vitamina afeta os pelos e a pele dos gatos, podendo, ainda, provocar problemas neurológicos, convulsões e estado de coma.

6. Salgadinhos

O sal é um ingrediente perigoso para os gatos, pois felinos são mais propensos a problemas renais e do sistema urinário. Então, oferecer qualquer tipo de salgadinho ou comida temperada é arriscado.

Evite, também, que eles se alimentem com ração de outros animais e alimentos em conserva.

7. Tomate e batata

Esses dois alimentos são perigosos pela presença de solanina, substância que pode causar dor abdominal, vômitos, diarreia e alterações neurológicas. A intoxicação por solanina também é um risco para humanos, mas, como o peso corporal dos bichanos é bem menor, a dosagem necessária para que eles sejam afetados é muito pequena.

8. Uva e passas

Ainda não há um veredito sobre qual substância presente na uva é prejudicial aos gatos, mas o fato é que sua ingestão afeta o funcionamento dos rins. Como já são animais predispostos a problemas renais, os bichanos devem ser mantidos longe de uvas e suas sementes.

Flagrar seu bichinho lambendo alimentos proibidos para gatos pela primeira vez não é motivo para desespero. Se a saúde dele não estiver debilitada, quantidades mínimas não deverão surtir efeito. Em todo caso, fique de olho nele e entre em contato imediato com o veterinário caso note algum comportamento anormal ou sintoma suspeito.

Para variar a alimentação do seu gato, consulte um profissional para incluir todos os nutrientes necessários, de modo que ele se mantenha saudável. Agora que você já sabe os alimentos que eles não devem ingerir, descubra cinco alimentos inusitados que você pode oferecer aos seus gatos sem riscos!

 
Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora