Siga-nos
veja-como-preparar-o-gato-para-a-chegada-do-bebe

Veja como preparar o gato para a chegada do bebê

Está planejando uma gravidez, mas está preocupado por não saber como preparar o gato para a chegada do bebê? Saiba que você não é a única pessoa que passa por esse tipo de situação. Aliás, essa é uma dúvida muito comum de famílias que têm um animal de estimação em casa.

Você, como bom dono de felino, sabe que eles podem ser bastante desconfiados e que levam um certo tempo para se adaptar a mudanças. Portanto, antes de mais nada, vai ser imprescindível acostumá-lo à nova realidade do lar e, consequentemente, ao novo morador.

Quer mais dicas de como preparar o gato para a chegada do bebê? Então, confira as que preparamos especialmente para você!

Crie uma rotina durante a gestação

Nós sabemos muito bem que a rotina da sua família vai mudar completamente assim que seu filho nascer. Portanto, que tal ir adaptando seu pet aos novos hábitos durante a gestação?

Defina antecipadamente os momentos para alimentá-lo e dedicar momentos para brincar com ele. Não se esqueça de que todos os membros da casa devem fazer o possível para ajudar na preparação do felino.

Respeite o espaço dele na casa

Para que o felino não sinta tanto a transição, respeite o espaço dele. Se possível, evite trocar o local onde ele costuma dormir e fazer as necessidades. Além disso, tenha todos os itens que podem ajudá-lo a se entreter, como arranhadores e brinquedinhos, além da caixa de areia e uma boa caminha.

Deixe ele cheirar uma roupinha do bebê

Antes de sair do hospital e ir com seu filho para casa, o ideal é que alguém da família pegue uma peça de roupa com o cheiro da criança e a leve para que o felino possa cheirá-la. Essa é uma forma muito eficaz de fazê-lo se acostumar a esse novo cheiro que vai passar a frequentar o lar dele.

Você pode, também, deixar que o gato vá até o quartinho do seu filho e analise esse novo ambiente, de forma a sanar sua curiosidade sobre os objetos da criança. Provavelmente, ele vai visitar cada cantinho e até se esfregar em alguns pontos, como se estivesse marcando território.

Se sua intenção é que ele não frequente o quarto da criança após o nascimento, mantenha a porta fechada depois dessa apresentação. Isso fará com que ele não associe a proibição à chegada do bebê.

Permita que o gato se aproxime da criança

Para essa dica funcionar, é muito importante que você conheça o temperamento do seu gato. Assim como qualquer animal de estimação, enquanto alguns são mais carinhosos e gostam de averiguar qualquer novidade, outros podem ser mais ariscos ou, simplesmente, não dar a mínima para o novo morador da casa.

Uma dica para apresentar seu filho ao gato é permitir que o pet se aproxime dele, seja no seu colo ou em um moisés. O importante nesse momento é supervisionar esse encontro e fazê-lo acontecer de forma calma e sem movimentos abruptos para que o animal não se estresse.

Para não ter nenhum tipo de problema, mantenha as unhas do seu gatinho sempre cortadas e, além disso, tenha um arranhador para que ele possa afiá-las quando sentir necessidade. Assim, não há risco dele machucar o bebê.

Não se preocupe também em relação à toxoplasmose. Tendo os devidos cuidados com relação à higiene do bichano e do seu lar e mantendo a vacina em dia, não há motivos para a grávida se preocupar.

Não deixe de dar atenção ao felino após a chegada do bebê

Uma prática muito comum de quem vai ter um filho e tem um gato de estimação é tentar compensar durante a gravidez a possível falta de atenção que o pet vai receber após o nascimento da criança.

No entanto, não cometa este erro em hipótese alguma. É importante que algum membro da família continue dando atenção ao gatinho sempre que possível. Todo animal de estimação deve se sentir amado e seguro em um lar.

Viu só como é mais tranquilo do que você imaginava preparar seu gatinho para a chegada do bebê? Ao seguir nossas dicas, esse momento de transição na sua vida vai ser bastante tranquilo e eles se tornarão bons amigos!

Agora que você já tirou suas dúvidas sobre o assunto, aproveite para compartilhar este post em suas redes sociais e dividir essas dicas com seus amigos!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora