Siga-nos
linguagem corporal dos gatos

Você conhece a linguagem corporal dos gatos?

Todos os animais têm uma forma própria de se comunicar. E com os gatos não é diferente!

Através de uma linguagem corporal que engloba o uso da cauda, ouvidos, olhos e até da postura física, os gatinhos transmitem ao mundo seus sentimentos, desejos e necessidades.

Mas a gente sabe, entender os bichanos não é tarefa fácil — às vezes dá vontade mesmo é que eles conversem com a gente, não é mesmo? Em claro e bom português.

Mas como isso não é possível, separamos para você uma lista de comportamentos que fazem parte da linguagem corporal dos gatos e, claro, seus significados.

Fique de olho e saiba entender cada vez mais o seu gatinho!

Cauda

A cauda é um dos órgãos mais importantes para a comunicação dos gatos — além de ajudá-los, também, no equilíbrio.

Se você prestar bastante atenção aos seus movimentos, posições e modificações conseguirá entender os sentimentos do seu felino e o seu estado de humor.

Conheça o significado de alguns movimentos e posições da cauda dos bichanos.

  • Para baixo: se o gato está com a cauda para baixo, pode ser que esteja com medo, assustado ou se sentindo ameaçado;

  • Para cima: a cauda para cima demonstra que o gato está feliz, alegre e mais receptivo ao contato;

  • Movimentos rápidos: diferentemente dos cães, que quando abanam o rabo querem dizer que estão felizes, quando o gato balança o rabo rapidamente, está demonstrando que está insatisfeito, agitado e até mesmo irritado.

  • Movimentos lentos: quando os movimentos do rabo são lentos, significa que os felinos estão tentando entender uma situação que não se sentem nem confortáveis nem amedrontados. Se a cauda estiver em formato de gancho, significa que seu animal quer carinho e atenção.

  • Cauda inchada: demonstra claramente uma posição de defesa, querem mostrar que estão bravos e tentam parecer maiores e mais assustadores. Neste caso, é melhor deixar o seu bichano se acalmar antes de tentar uma aproximação.

Olhos

Os gatinhos usam seus lindos e coloridos olhos para nos dar pistas importantes sobre os seus ânimos, sentimentos e necessidades.

  • Olhos semicerrados: pode significar que estão com sono, ou descontraídos e confiantes. Sejamos sinceros, dá vontade de apertá-los quando os vemos nessa posição, não é mesmo?

  • Pupilas dilatadas: os famosos olhinhos que mais parecem duas bolinhas de gude. Eles podem acontecer devido a pouca incidência de luz ou para demonstrar que o felino está surpreso, agitado ou pronto para atacar!

  • Contato visual fixo: este pode ser um sinal mortal. Quando os gatos passam a olhar fixamente para outros animais ou pessoas, estão transmitindo agressividade e ameaça.

  • Piscadelas: quando seu gatinho pisca os olhos lentamente para você, ele literalmente está dizendo que se sente seguro, confortável na sua presença.  

Orelhas

Quer saber como o seu bichano está se sentindo? Preste atenção nas suas orelhas. Elas também são parte importante na linguagem corporal dos gatos.

  • Para frente: se as orelhas do bichano se apresentam ligeiramente para frente é sinal de que estão contentes e querendo se divertir.

  • Para cima: orelhas apontadas para cima é sinal de que o gato está em alerta.

  • Viradas para os lados: é bom ter atenção e cuidado, pois o gato pode estar nervoso ou demonstrando tensão com a situação vivenciada.

  • Viradas para trás: o melhor é deixar o seu gatinho sozinho! Ele está demonstrando muita irritação e agressividade.

  • Achatadas contra a cabeça: neste caso, os gatos estão claramente na defensiva, pois estão com medo, assustados e sentindo-se vulneráveis. Essa situação pode evoluir rapidamente para uma situação de agressividade.

Cabeça e boca

A posição da cabeça dos felinos também simboliza seu nível de confiabilidade e/ou estresse:

  • Cabeça para frente: sinal de que o felino quer carinho, se sente confortável e seguro.

  • Cabeça para baixo, evitando contato visual: falta de interesse ou submissão.

Raramente a boca é usada na linguagem corporal dos gatos, porém se mostrarem os dentes e rosnarem é um sinal claro de ameaça e posição defensiva. Já quando colocam um pouco a língua para fora estão demonstrando bem-estar e segurança.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a linguagem corporal dos gatos, conheça sobre o significado dos seus miados e entenda cada vez melhor o seu felino!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora