Siga-nos

Você sabe como escovar pelos de gatos corretamente?

Escovar pelos de gatos é um dos cuidados que devemos ter com os nossos pets. Além de fazer parte da higiene, tendo em vista que os pelos mortos são eliminados, faz um bem enorme para a saúde deles.

Essa tarefa, quando feita regularmente, evita a formação de bolas de pelo no estômago do animal, que pode se transformar em um problema sério. Afinal, estamos falando do gato — um dos animais mais higiênicos que existe e que se lambe muito, ingerindo, por isso, muito pelo.

Vamos, então, dar algumas dicas de como escovar os gatos, escolhendo o melhor material, os melhores momentos, entre outras sugestões pertinentes. Acompanhe!

Qual é a importância da escovação?

Além de livrar o seu gato de pelos mortos, escová-los diariamente livra a sua casa de muitos pelos que cairiam no chão. A escovação também elimina possíveis sujidades, como poeira e as temidas pulgas, que ele pode pegar em uma simples ida ao veterinário. Ou seja, por mais que você cuide de seu felino, ele não está livre dessa praga.

O hábito de escová-lo pode ajudar na prevenção de pragas e doenças de pele, visto que o dono já pode aproveitar o momento e examinar a pele e o que há sob o pelo do animal.

Será que seu gato gosta de ser escovado?

Alguns animais gostam, outros não. No entanto, existem formas de convencê-lo. Uma delas é escolher escovas de borracha, visto que eles costumam suportar mais esse tipo. Outra forma seria entretê-los com brinquedos — enquanto ele presta atenção na brincadeira, você aproveita para dar suas escovadas. Se ele gosta, maravilha: você pode escová-lo diariamente sem nenhum estresse, vai ser como um carinho para ele.

Com qual frequência devemos escovar pelos de gatos?

O ideal é que seja uma escovação frequente, sobretudo no verão, que é quando os felinos soltam muitos pelos e acabam se lambendo mais. Contudo, a pelagem do animal também deve ser considerada. Animais com pelos longos precisam de escovações diárias de cinco minutos; já para os de pelo curto, a frequência pode ser semanal.

Essas escovações vão contribuir também para tornar o ambiente mais limpo, pois evitarão que os pelos se acumulem nos móveis e no chão da casa.

Como escolher a escova correta?

Como já sabemos, existem gatos com pelo curto, pelo médio e pelo longo, como os persas e os ragdools. Para cada um deles existe um tipo de escova mais indicada. Para os gatos que têm pelos mais longos, a escova indicada é a que possui cerdas mais duras, que desembaraçam os fios com facilidade. Para os felinos de pelo curto, as mais indicadas são as de cerdas mais macias ou as de borracha.

Como deve ser feita a escovação do gato?

Você deve escovar seu gato sempre no sentido do pelo, nunca na direção contrária. A escovação nas regiões da barriga, do focinho e ao redor dos olhos deve ser feita com cuidado, pois são áreas sensíveis e um pouco de força a mais pode machucar seu bichano.

Como você pôde observar no post, escovar pelos de gatos é um cuidado muito importante, que, além de manter seu gato ainda mais limpo, contribui para a manutenção da sua saúde. Quem é que não deseja ver seu pet sempre bonito e saudável, não é mesmo?

E você, leitor, gostou deste texto sobre o cuidado da escovação? Aproveite, então, a visita para assinar a nossa newsletter. Assim, você vai receber as nossas atualizações por e-mail. Estamos sempre produzindo bons conteúdos para nossos leitores!

Postagens relacionadas
brinquedos para gatos
Como fazer brinquedos para gatos: 5 dicas incríveis
adestrar gatos sem estresse
Aprenda como adestrar gatos sem estresse
Seu gato arranha móveis?
Seu gato arranha móveis? Aprenda como resolver esse problema
Meu gato não usa mais a caixa de areia
Meu gato não usa mais a caixa de areia, é possível identificar o motivo?
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
Gatos amigos: 5 dicas para construir uma linda amizade
1 Comentário

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Seu nome*
Sua página da Web

Aproveite para comprar sua areia agora